Fundamentos da Nação Nagô

PRECEITOS LITURGICOS DA NAÇÃO NAGO

O egresso passa-se a chamar Abiãn (aspirante), devendo tão logo adquirir a Bata Ritual. O mesmo irá passar por determinados Rituais que visam seu equilíbrio, no que tange a proteção de seu Corpo e o Alimento para sua Alma. "Ninguém nasce com uma cabeça imperfeita"

RITUAIS ABIAN

- EBÓ-IKÚ: Consiste literalmente em "sacudir" o corpo com determinados elementos propiciatório a limpeza do corpo, renovação de energias e purificação.
- ORÍ BÍBÓ: Vários são os Rituais de Borí bo (alimentar) orí (alma) que visam o equilíbrio pessoal, afastando Traumas, Medos, Angústias.
- ABÔ: Do Yorubá (escudo) visa o fortalecimento do corpo através de infusão fermentada de elementos do Reino Animal, Vegetal e Mineral.
- OMÍ ERÓ: Lava-se contas em sumo de ervas bem como a cabeça do Abiãn. As contas são entregues ao mesmo na proteção de Obatalá.  A lavagem da cabeça é também feita a Orixá Orí.
-  EXU-BARA: Exu é o Orixá do Caminho também o é da Comunicação. Possui diversos epítetos sendo todos ele mesmo (não havendo a palara Exu no plural "exus"). Um desses epítetos ou campos de atuação sua é Bará (bá-dono Ará-caminho) não havendo um Orixá chamado Bará se não um compromisso de Orixá Exu a guardar o caminho e o corpo de alguém tornando-se neste Ritual Pessoal, Individual e Intransferível.
- IGBA-ORI: O assentamento (Ibá) de Orí (a alma) elemento material, sacralizado ao Abiãn que o acompanha a sua residência em um afã de estreitas laços de compromisso para consigo mesmo em cultuar sua individualidade e preparar-se para os compromissos da Iniciação (se for de seu caminho).

Até este momento o Abiãn está iniciado a Orixá Orí e nos mistérios do Culto a Exu-bará, este último, necessário para sua comunicação com os Irunmole (Orixás) mais tarde servindo de ponte entre este e sua Divindade.

INICIAÇÃO
A ORIXÁ

BOLONÃ:
Consiste após manifestação abrupta que chamamos de "bolar" do termo bo-cair onan - caminho, quando o Abiãn durante alguma cerimônia é tocado por Orixá e não sendo ele Adoxú (não possuindo o canal de comunicação que culmina o transe) então desfalece.
Este ato público, revela o Convite de Orixá a Iniciação, bem como sua Identidade.
ADOXÚ : A iniciação consiste na presença de Orixá em transe (Gun)
Rituais de limpeza, purificação através de banhos de sumo de ervas, lavagem de cabeça e outros tipos de ebós (oferendas)
- sacrifício de animais inerentes ao Orixá do qual a pessoa está sendo iniciada ligando-a a elementos materiais , otá (pedra) e ojubó (recepitaculo do orixá).
- fixar no Eledá (cabeça física) o Oxú (cone ritual que que propicia o transe, ausente aos Cargos)
-efetuar as marcações tribais (Egba)
- fechamento de corpo através de rituais de Ejé (sacrifício animal) em associação a diversos elementos e sacralizações
- colares de contas, cujos colares de contas avançam conforme o Grau Iniciático.
IRAWO: A escolha de uma estrela para Representar Orixá fora do Templo Religioso
OJO-ÌSÍYÀN:
7 dias após a Iniciação da-se a apresentação Pública do Iniciado a Instituição Religiosa
ORÔ: Um (1) , Três (3) e Sete (Sete) anos ao final chamado Ebomí (irmão mais velho)

CARGOS

Nos casos de Oloiye (Ogan) e Ajoiye (Ekedi), Homens ou Mulheres que não entram em transe mas que foram Apontados por Orixá a serem seu Servidores em Cargos de Chefia, os mesmos passarão por um Ritual denominado Bolonãn para garantir a Superioridade de Ipori (que não são Eleguns).

São iniciados a Cargos de Chefia, ganhando durante a Iniciação os 7 anos Iniciáticos.

CARGOS POR GENERO:

OGÃNS:
Pejigan (Zelador do Altar), Axogun (Mão de Faca), Alagbê (Tocador de Atabaque)
AJOIYES:
Iyamorô (Zeladora da Casa dos Ancestrais Ilustres), Iyabassé (Cozinheira Ritual)

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